top of page

Notícias

Estudantes do Ceprolim aprendem sobre prevenção

Os estudantes do Ceprolim – Centro de Profissionalização Especial Dr. Lincoln Marques da Rocha – Complexo III da Apae Goiânia assistiram na manhã desta segunda-feira, 11/11, a uma palestra sobre “Saúde e prevenção do Câncer de Mama e do Câncer de Próstata”. A assistente social da unidade, Juliana Duarte, ministrou a palestra e conduziu uma conversa com os estudantes, além de exibir vídeos, apresentação e dinâmica interativa, sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul: explicando o que é cada campanha, sua importância , o auto cuidado, os exames necessários e os direitos do pacientes.

Oficina do milho é realizada no Complexo III

Na sexta-feira, 08/11, os estudantes do Ceprolim – Centro de Profissionalização Especial Dr. Lincoln Marques da Rocha, participaram do “Dia de Oficina do Milho Verde”, quando, sob a coordenação da equipe da unidade, conheceram e participaram das etapas de produção da pamonha. A atividade foi encerrada num momento de confraternização e degustação das pamonhas produzidas.

Conselho Nacional de Educação aprova paracer n. 50/2023

O Conselho Nacional de Educação - CNE aprovou na terça-feira, 05/11, em sessão plenária realizada na sua sede, em Brasília, a nova versão do Parecer nº 50/2023 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que traz orientações específicas para o atendimento educacional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O procurador jurídico da FEAPAES – GO e da Apae Goiânia, Eduardo Vieira Mesquita, que é conselheiro presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Estadual de Educação de Goiás e Coordenador da Frente de Trabalho da Educação Especial do FONCEDE, representou o FONCEDE na sessão plenária. Eduardo Vieira Mesquita integrou o grupo de especialistas que contribuiu com o CNE na elaboração do parecer que aguardava aprovação há quase um ano.
Desde sua apresentação ao Ministério da Educação, o parecer n. 50/2023 do CNE passou por avaliação da equipe técnica do órgão e foram necessárias modificações no texto original até a sua aprovação final, feita na sessão plenária dessa terça-feira, 05/11. O documento final será entregue novamente ao Ministério da Educação e passará a valer após homologação do Ministro da Educação, Camilo Santana.
Apesar das alterações, o documento, reúne importantes orientações para o atendimento educacional de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e estabelece normas orientando as unidades educacionais sobre o tema. O documento é fruto do importante trabalho realizado pelo Conselho Nacional de Educação, em favor do atendimento das pessoas com deficiência (TEA), e da mobilização de mais de duas mil instituições de todo país, incluindo o movimento apaeano, que lutaram para que essa aprovação acontecesse.

bottom of page